Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Saúde bucal e o coração: como problemas nos dentes podem afetar todo o organismo

As cirurgiãs-dentistas Dra. Rayanne Leite e Dra. Rayssa Leite explicam como inflamações e doenças bucais podem afetar o coração, os pulmões, a gravidez e até agravar o diabetes. O acompanhamento odontológico regular é fundamental para prevenir problemas mais graves.

16/04/2025 às 14h09
Por: Redação Fonte: Redação Alerta 24 horas
Compartilhe:
Saúde bucal e o coração: como problemas nos dentes podem afetar todo o organismo

Você cuida bem da sua saúde bucal? Se a resposta for "só quando dói", é hora de repensar esse hábito. Isso porque problemas na boca vão muito além da estética ou de um simples incômodo. Hoje, já está comprovado pela ciência que doenças bucais podem desencadear ou agravar uma série de problemas em outros órgãos do corpo, incluindo o coração.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo as cirurgiãs-dentistas Dra. Rayanne Leite e Dra. Rayssa Leite, a boca pode ser a porta de entrada para uma série de inflamações e infecções sistêmicas, que atingem o organismo como um todo. As profissionais destacam que negligenciar os cuidados com a higiene oral pode trazer consequências sérias para a saúde geral.

Continua após a publicidade
Anúncio

“As pessoas não imaginam, mas a boca é a porta de entrada para muitos problemas de saúde. Quando negligenciamos os cuidados bucais, abrimos espaço para infecções que podem atingir a corrente sanguínea e afetar outros órgãos, como o coração e os pulmões”, alerta a Dra. Rayanne Leite.

Continua após a publicidade
Anúncio

Doenças como periodontite (um estágio avançado da gengivite) permitem que bactérias presentes na boca entrem na circulação sanguínea, favorecendo o surgimento de inflamações em outras partes do corpo. Um dos principais riscos é o desenvolvimento de endocardite bacteriana, uma inflamação do revestimento interno do coração, causada por essas bactérias orais.

Mas os problemas não param por aí. De acordo com a Dra. Rayssa Leite, a saúde bucal também está diretamente ligada ao controle do diabetes e à saúde da gestante.

“Muitas doenças sistêmicas começam com inflamações bucais silenciosas. Um simples check-up odontológico pode prevenir complicações sérias para a saúde geral”, afirma a profissional. “Pessoas com diabetes, por exemplo, enfrentam mais dificuldade no controle da glicemia quando têm infecções bucais ativas. E gestantes com gengivite têm maior risco de parto prematuro e bebês com baixo peso.”

Outro ponto importante destacado pelas especialistas é o fato de que grande parte das doenças bucais são assintomáticas nos estágios iniciais. Isso significa que, mesmo sem dor, o paciente pode estar desenvolvendo um problema que só será percebido quando estiver em fase avançada e mais difícil de tratar.

Por isso, a recomendação é clara: não espere os sintomas aparecerem para procurar um dentista.

“A prevenção é sempre o melhor caminho. Visitar o dentista regularmente, pelo menos duas vezes por ano, pode evitar desde pequenas cáries até problemas maiores que afetam o coração e a saúde geral”, destaca a Dra. Rayssa Leite.

Além das visitas periódicas, as dentistas reforçam a importância de manter uma rotina diária de higiene bucal, que inclui escovação correta (após as principais refeições e antes de dormir), uso de fio dental e atenção à alimentação, evitando o excesso de açúcar e alimentos muito ácidos.

“Mesmo sem dor ou incômodo, é essencial procurar um dentista regularmente. A saúde começa pela boca, e cuidar dela é cuidar de todo o corpo”, finaliza a Dra. Rayanne Leite.

Saúde bucal é saúde geral

A odontologia atual tem um papel muito mais amplo do que apenas tratar dentes. Os profissionais da área atuam diretamente na prevenção de doenças sistêmicas, protegendo o corpo como um todo. Por isso, investir em cuidados com a boca é uma decisão que vai muito além da estética: é uma forma de cuidar da sua qualidade de vida e longevidade.

Se você ainda não tem o hábito de visitar um dentista com frequência, essa é a hora de mudar. Afinal, um sorriso saudável é o reflexo de um corpo bem cuidado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários